A Trigonometria surgiu com o
intuito de calcular distâncias com base na medida de ângulos. Os estudos são
oriundos dos trabalhos de Hiparco, astrônomo grego que relacionou os lados e os
ângulos de um triângulo. A Astronomia foi a grande responsável pelo
desenvolvimento da Trigonometria, pois foi a partir dos astrônomos que surgiram
os seus primeiros fundamentos.
A Trigonometria está relacionada a diversas áreas do conhecimento
humano, na Matemática está ligada ao triângulo retângulo, triângulo qualquer e
ao círculo trigonométrico. Abordaremos as definições e demonstrações referentes
ao 9º ano do ensino fundamental, enfatizando as relações no triângulo
retângulo.
O professor deve mostrar ao aluno as grandes descobertas atribuídas à
trigonometria, detalhando a sua importância para o desenvolvimento da
sociedade, principalmente em áreas como a Engenharia, Agrimensura, Navegação
Aérea e Marítima. Para que o aluno tenha um ótimo entendimento defina de forma
intuitiva os conceitos de seno, cosseno e tangente, pois essas relações são a
base dos estudos trigonométricos. Observe um modelo de apresentação e
explicação das relações trigonométricas:
O ângulo α representa a inclinação da rampa, demonstre que quanto maior
a medida do ângulo α mais íngreme será a rampa, e quanto menor o ângulo menos
íngreme a rampa. Ressalte que todas as medidas estão relacionadas entre si, da
seguinte forma: altura x percurso, altura x afastamento e afastamento x
percurso. Destaque que para cada valor do ângulo de inclinação existe uma
determinação para os elementos, percurso, altura e afastamento.
A partir dessa definição de relação existente no modelo apresentado,
mostre ao aluno que a situação se assemelha a um triângulo retângulo, dessa
forma temos que em relação ao ângulo α:
altura = cateto oposto
afastamento = cateto adjacente
percurso = hipotenusa
Com base nessa ideia devemos determinar as seguintes relações
trigonométricas:
Os estudos apresentados são de extrema importância para um bom
conhecimento e entendimento por parte dos alunos, pois de uma forma bem simples
o aluno irá notar a relação existente entre os elementos do triângulo retângulo
e as situações cotidianas. Os conhecimentos fornecidos servem de base para uma
aula sobre introdução aos estudos trigonométricos, deixando a critério do
profissional novas metodologias e ferramentas auxiliares.
Fenômenos Periódicos
Chamamos de fenômenos periódicos tudo que se repete da mesma forma, em
um mesmo intervalo de tempo. O dia e a noite, por exemplo, são fenômenos
periódicos, pois todos os dias o sol raia no mesmo horário, dando início ao
dia, e se põe, também no mesmo horário, dando início à noite.
Veremos agora a importância desses fenômenos na matemática e no
dia-a-dia, além de alguns exemplos.
A Importância dos Fenômenos Periódicos
Esses fenômenos periódicos são muito importantes para a contagem do
tempo. Nosso calendário, por exemplo, foi construído a partir de corpos
celestes que executam movimentos periódicos. O movimento da Lua também é um
fenômeno periódico. Todos os dias ela dá uma volta em torno da Terra,
periodicamente, ou seja, todos os dias e lá faz o mesmo trajeto, em um mesmo
período.
Esses fenômenos periódicos também são muito usados em construção de
gráficos.
Exemplos de Fenômenos Periódicos
O movimento da lua é um exemplo de fenômeno periódico.
Além dos movimentos do Sol e da Lua, que fazem com que aconteçam o dia e
a noite, existem muitos outros fenômenos periódicos no nosso dia-a-dia. Veja
alguns exemplos:
·
A função
sen x é um exemplo de fenômeno periódico, pois a cada período de 2π tudo volta
a se repetir. Veja:
sen 0 = 0, sen 90º= 1 , sen 180º= 0, sen
270º= -1, sen 360º(ou 0º) = 0.
·
As fases da
lua também é um bom exemplo, que se repete a cada 28 dias. Fenômeno físico
periódico: período – 28 dias, com 4 fases (nova, crescentes, cheia e minguante,
que duram sete dias cada uma. Logo, 4 x 7 = 28 dias).
Função seno:
·
O numero X
e Y é sempre real e Sen X.
·
Domínio: O
valor de X pode ser qualquer valor verdadeiro: D=R
·
Período: O
comprimento da sinóide é sempre o mesmo. Função: F(x)
·
Conjunto de
imagem: Por terem valores máximo e mínimo que são o mesmo de 1 e -1 o conjunto
de imagens se encontra na pausa entre os valores.
·
Gráfico;
sempre irão se repetir na pausa de 0 a 2 essa pausa chama-se sinóide assim é só
fazer os pontos para construir o gráfico em que a função é nula, máxima e
mínima no eixo característico.
Função do
Cosseno:
·
F(x)=
cosseno ,x
·
Está ligada
a cada número verdadeiro
·
Domínio= x
o número t= cosseno y= cosseno x. O valor do x. Pode ser qualquer valor
verdadeiro D=R.
·
Amplitude=1
·
Período da
senóide é sempre o mesmo. Função F(x) = cosseno x,a cossenóide.
·
Pelo
Intervalo de 0 a 2 tendo um período e 2
·
Conjunto
imagem. Por terem valores máximos e mínimos que são o mesmo que (-1,1).
·
Seu
intervalo entre os valores (1m)=(-1,1)
·
Gráfico= é
sempre igual sua pausa de 0 a 2. Essa pausa e a igual cosenóide para fazer o
gráfico basta liga os pontos em que sua função é nula, máxima e mínima no eixo
cartesiano.
Função
tangente:
·
F (x)= tg x
·
O numero x
e y é sempre real e = tg x
·
Domínio: O
tangente apresenta uma peculiaridade o valor de Cosx = 0 (não tem divisão), por
isso todos os números são reais.
·
Período=
·
Conjunto
imagem= 1m=]-∞,∞[
Característica
da função seno:
·
É uma
função F: R→R associada cada número real x o seu seno,
entanto F(x)=seno x. O sinal seno x 1º e 2º quadrantes sempre serão positivo.
·
E 3º e 4º
quadrante é negativo a x.
Característica
da função cosseno:
·
É uma
função F: R→R associada cada numero real x o seu cosseno,
entanto F(x)=cosseno x. O sinal cosseno F(x) =cosseno o 1º e 4º quadrante serão
positivo. E 2° e 3º quadrante são negativos a x.
Característica
da função tangente:
·
É uma
função F: R→R associada cada numero real x e seu
tangente, entanto F(x)=tangente x.
·
Sinais do
tangente:
·
Valores positivos
nos quadrantes ímpares.
·
Valores
negativos nos quadrantes pares.
·
Crescente
em cada valor.
Conclusão:
Trigonometria foi onde se deu inicio da
matemática, a palavra trigonometria é divida em duas partes (trigono:
triângulo e metria: medidas).
Os ângulos
notáveis são: , 30º, 45º e
60º.
Trigonometria
– Seno, cosseno e tangente. Para começar parto do princípio que temos um
triangulo retângulo que tem algumas características: os catetos que formam o
ângulo de 90º e o lado oposto que é a hipotenusa. Se o ângulo a é 90º a soma
dos outros dois ângulos também vale 90º. Ou seja, b e c são complementares. Se
eu utilizo o ângulo b como ângulo de referência, o lado oposto será o cateto
oposto. Quem está junto ao ângulo b será o cateto adjacente. E a hipotenusa é
sempre o lado oposto ao ângulo de 90º. Essa definição depende do ângulo de
referência. Sen? = cat. Op./Hip; cos? = cat. Adj./Hip; tg? = cat. Op./cat. Adj.
ou ainda tg? = sen?/cos?. O professor trabalha com os conceitos de seno,
cosseno e tangente de cada um dos ângulos agudos da figura. senB = b/a; cosB =
c/a; tgB = b/c; cosC = b/a; senC = c/a; tgC = c/b. Percebe-se uma relação entre
o seno de B e o cosseno de C e entre o cosseno de B e o seno de C e isso
acontece porque eles são ângulos complementares. O seno de um ângulo será igual
ao cosseno de seu complementar. Afirma também que a tangente de um ângulo será
o inverso da tangente de seu complementar.
BIBLIOGRAFIA E FONTES:
o Brasilescola. uol.com.
br/matematica/funções-trigonometricas-1.htm.
Nomes
o Ana
Beatriz
o Eduarda
Santos
o Guilherme
Farias
o Isabela
Richieri
2°D
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